segunda-feira, 6 de julho de 2009

Centro de Estudos Avançados


Muito bom o nosso estudo de hoje!
As professoras Ana Paula, de História e Fernanda, de Ciências estão participando desde março do nosso CEA. Temos estudado muito sobre Pedagogias diversificadas.
As duas listaram os alunos que não conseguem acompanhar as aulas. Seja por indisciplina, seja por falta de interesse ou até mesmo por limitações encontradas na escrita, na leitura e interpretação.
Segundo as professoras, os outros professores relatam as mesmas observações em relação aos alunos listados.
Então, resolvemos estudar mais sobre as Inteligências Múltiplas. Ana Paula e Fernanda, estudaram muito sobre o tema, a partir de autores como por exemplo, Celso Antunes e também pesquisaram mais sobre o assunto.
O resultado? Pois é. Chegaram hoje, super entusiasmadas, por que já conseguem identificar detalhes que até então, eram tratados como indisciplina, falta de interesse, etc.
Agora já identificam nesses alunos o que pode ser explorado, a partir do conhecimento das múltiplas inteligências considerando a característica de cada um deles, e que compromete tanto seu aprendizado...
O desafio agora, é propor uma atividade com um único objetivo para toda a turma. Porém, com desdobramentos que envolvam os alunos que estão sendo observados, estimulando-os a participarem de forma prazerosa, uma vez que será considerada a especificidade de cada um deles.
Ana Paula e Fernanda já começaram a experiência! E já notaram pequenos avanços, porém, muito significativos pra elas e pra eles!!!
O tema, ainda é muito novo... Ainda é polêmico... São muitas as dúvidas... Muitas teorias, poucas
evidências...
O fato é que, precisamos tentar... E elas estão fazendo a diferença na vida desses alunos...
Estudo, estudo, pesquisa e confronto... Teoria aliada a prática.
Trabalho de formiguinha, a gente sabe...
Mas que já está dando resultado!!!

Parabéns Professoras!!!
É bom demais estudar, pesquisar, ensaiar com vocês...
Sucesso nessa nova caminhada... Com esse novo olhar... Mais demorado... Capaz de mudar a história desses meninos.
Contem com a gente, sempre!!!

Um comentário:

  1. Esse trabalho é super prazeroso, ainda mais porque estamos vendo os frutos dele. Trabalho de formiguinha sim, mas de muita qualidade. Parabéns Professoras pelo comprometimento e profissionalismo. Gostamos muito de passar essas poucas horas com vocês, pois podemos perceber nitidamente que vocês saem daqui com muitas esperanças de mudanças. Não desistam nunca de tentar. Precisamos disso!

    ResponderExcluir