Então, aos meus poucos atuais seguidores, venho aqui dar algumas satisfações após um longo tempo de afastamento.
Como é possível visualizar neste blog, grandes e intensas foram as atividades desenvolvidas no espaço do Centro Educacional de Itaguaí durante o período compreendido entre 2006 e 2012.
A bem da verdade, "Por uma Educação de Excelência" foi um divisor de águas na Rede Municipal de Ensino no Município. O slogan "Cidade do Porto" também marcou como ponto crucial o desenvolvimento da cidade. Uma história de sucessos foi construída na Educação durante esses anos. Tivemos o privilégio de ter a frente da Secretaria de Educação, alguém que realmente entendia de liderança. Alguém que com muita sabedoria, paciência e competência, foi delineando a Educação tão vislumbrada por todos nós, alguns poucos profissionais que realmente são (não só estão) comprometidos com uma Educação Pública de boa qualidade, a caminho da "Excelência"!
Escolhemos tudo de melhor. Dos equipamentos e brinquedos das Creches e Escolas, até os mais modernos métodos pedagógicos de ensino. Projetos, Programas, Jogos, Laboratórios, Formação Continuada para todos, os mais modernos equipamentos de TI, etc. Tudo com o dinheiro que era mesmo pra Educação! Nada de milagres! Sim, nós escolhemos! O melhor! A equipe era formada por cabeças pensantes... Muito diferente daqueles que assumiriam posteriormente, aquela tão renomada Secretaria.
O que se vê hoje é a degradação de tudo que foi construído com muita dedicação, com muito cuidado, se cuidando do solo para que as sementes dessem frutos...
Em dois anos, a Secretaria de Educação experimentou 04 (QUATRO) secretários de educação. Uma série de mandos e desmandos, perseguições, abusos, assédio moral, e poderia aqui elencar os vários motivos que levaram em tão pouco tempo, à licença médica um número significativo de profissionais da Educação. Entre eles, eu. Faltava tudo. Inclusive, bom senso.
Quem perdeu e perde com isso? Os vinte mil alunos da Rede. E uma perda irreparável!
E eu tiro meu time de campo. Posso dizer que profissionalmente tive duas grandes alegrias: quando no ano de 1978 entrei para o serviço público. E amanhã, dia 01 de outubro de 2015 quando entrarei de licença prêmio para minha efetiva aposentadoria. Acrescento que em todos esses anos de serviço público nunca vivenciei uma experiência tão medonha e assustadora! Falo de futuro!
Hoje prestes a me aposentar, posso dizer que vi e vivi uma época a qual pude constatar que é sim, possível fazer uma educação pública de boa qualidade!
Agradeço muito a Deus por ter permitido que em anos de estudos e pesquisas eu me preparasse para desenvolver meus projetos em tudo o que eu acreditava.
Agradeço aos governantes da época, que fizeram a opção de acreditar naqueles que poderiam de fato contribuir com avanços significativos na Educação do município, entre eles, eu.
Agradeço a esse governo por ter me dado a oportunidade de ensinar aos meus filhos e netos, como NÃO agir quando se tem o poder nas mãos.
E agradeço aos poucos amigos que sobraram, que não se venderam e nem se perderam e que apesar de tudo, continuam esperando por dias melhores.
Enquanto eu, espero um pouco mais... que os governantes não impeçam o processo educativo por medo de produzirem cabeças pensantes!
Inevitavelmente, elas sobreviverão de qualquer forma!
E será muito bom que sejam norteadas no caminho do bem!
E será muito bom que sejam norteadas no caminho do bem!