quarta-feira, 25 de abril de 2012

Novamerica










Retomando as atividades do ciclo pedagógico de palestras voltadas para o fortalecimento dos Direitos Humanos, Educação e Cidadania, a Ong Novamerica inicia com a primeira oficina "Nós e os Outros".
O lema para o ano 2012 propõe: "Cuidar da vida, promover a paz!".
A proposta conta com o desenvolvimento de quatro oficinas durante o ano, voltadas para o cuidado da vida humana e o enfrentamento da violência. Buscam estudar o fenômeno do bullying presente na escola, entendendo que a educação para os direitos humanos é uma plataforma ética, ideológica e política a partir da qual pode ser articulada uma estratégia de intervenção, prevenção e combate ao bullying.
Participaram da primeira oficina além dos Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores e
os Orientadores Educacionais.
É isso aí, formadores de opinião, utilizando o poder do conhecimento para promover o bem!
Bom demais!

CICLUS - Educação Ambiental


Com a proposta de gerenciar os diversos tipos de resíduos, a equipe propõe uma variedade de atividades educativas voltadas para o meio ambiente de forma a amenizar os impactos ambientais. Para isso, a participação efetiva da escola, da comunidade e de representantes de instituições afins, é extremamente necessária. E aí estão eles!
Bom trabalho!

Supervisão do Projeto Menteinovadora




Com a proposta de uma metodologia exclusiva viabilizando uma prática pedagógica mais eficaz, o projeto mantém uma equipe para supervisionar o trabalho dos professores.
Considerando o trabalho em equipe uma das exigências da modernidade, a proposta de jogos pedagógicos, colabora para o desenvolvimento de habilidades, para a tomada de decisões e resolução de problemas no cotidiano.
Muito bom!
É necessário lembrar que através dos jogos nos colocamos também, no lugar do outro...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Agenda da semana...

Dia 23 - Salve Jorge! Feriado!
Dia 24 - Acompanhamento da Equipe do Projeto MenteInovadora para os Professores dos Anos Iniciais.
Dia 24 - Treinamento da CICLUS - Educação Ambiental - para Diretores, Coordenadores e Professores.
Dia 25 - Retorno das atividades da Ong Novamerica para os Orientadores Educacionais, Coordenadores e Professores.
Dia 25 - Reunião com os agentes de canto e coral.
Dia 26 - Oficina Indígena. Inscrições abertas. Contraturno.
Dia 26 - Oficina de Artes. Inscrições abertas. Contraturno.
Dia 26 - Reunião com Professores da EJA - Anos Iniciais.
Dia 26 - Reunião de avaliação dos resultados das Oficinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Dia 27 - Reunião com os Professores de Sala de Leitura.

Em curso, as aulas de LIBRAS, a orientação de projetos, as aulas de Oficina de Língua Portuguesa e o atendimento da equipe de Psicologia Escolar.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Além das Letras - Além dos Números




Retornando às atividades de formação continuada para Coordenadores Pedagógicos e Professores dos Anos Iniciais, o Programa Além das Letras e Além dos Números incentiva melhorias na qualidade da leitura, da escrita e da Matemática dos alunos dos Anos Iniciais.
Novas práticas educativas!
Construção de conhecimentos...
E as chefinhas, a frente!

A Magia da Música em Vídeo!

terça-feira, 17 de abril de 2012

A Magia da Música II





As autoras dos livros de música, Sueli e Sílvia e o Produtor Musical Elton não mediram esforços ao sairem de Curitiba para a capacitação dos nossos Diretores e Coordenadores das escolas municipais de Anos Iniciais.
A proposta integra a música no cotidiano dos alunos e professores, despertando a sensibilidade auditiva em seu contexto cultural.
A partir de instrumentos simples e da expressão corporal, é possível reconhecer notas musicais que se desdobram nas mais variadas formas de combinação.
Fácil e agradável! Impossível não se envolver...
Nas fotos, alunos que ainda não utilizavam os instrumentos na escola, passaram por um rápido ensaio para a apresentação, apenas sincronização de ritmo. E vale ressaltar, foi um verdadeiro show!
Em observação, uma aluna perdeu-se do ritmo, e por ela mesma, por sua sensibilidade auditiva, esperou a vez para integrar-se novamente ao grupo! Sensacional! Uma vez que, foi o primeiro contato dela com os instrumentos e com as autoras dos livros. Se aqui, nessas condições foi possível, como não será na sala de aula com a professora?
Parabéns aos alunos e a Professora! Parabéns a Diretora da E.M.Antonio Tupinambá, Monica Garcia!
E a equipe da Editora Ludo, o nosso obrigado. É um privilégio ter em nosso espaço profissionais tão bem qualificados. A simplicidade, a objetividade e a competência são características bem definidas na equipe, observadas por todos da SMEC.
Voltem sempre! Bom demais ter gente boa por perto!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sistema de Gestão Escolar - SIGE





A Diretora do Departamento Pessoal da SMEC Luciana Campos Pereira S. Santos, recebeu a equipe de profissionais da Empresa ATRIO Rio- Service Consultoria e Treinamento Ltda. Carlos Antônio da Silva, Cândido Gilberto da S. Araújo e Walter da Fonseca Villaça Filho, para capacitar os Agentes e Auxiliares Administrativos com o novo aplicativo a ser utilizado nas escolas para acompanhar a frequência dos alunos.
Esperamos que seja extensivo aos professores que poderão ter seus currículos sempre atualizados, uma vez que, participam das capacitações que são realizadas aqui em nosso espaço.
Que seja bem vindo o Programa! O movimento crescente da educação em nossa cidade, exige que o sistema seja acompanhado por tecnologias cabíveis, para que decisões relevantes aconteçam em tempo hábil.
Muito boa a iniciativa, e um belo exemplo de continuidade!

A vez do Professor


Reiniciando as atividades do Projeto A vez do Professor, a equipe de Psicologia Escolar recebeu os professores que participam do projeto. Novos professores também integraram-se ao grupo.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Integração...




As equipes de Educação Especial, Fonoaudiologia e Psicologia Escolar do Departamento Geral de Ensino unindo forças!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Fevereiro / Março

Para quem imaginou que as atividades do mês de fevereiro foram reduzidas devido a semana de carnaval, se enganou muito... Então, apesar de menos uma semana, foram realizadas 53 atividades com 2414 participações!

E o mês de março???

Encerramos o mês, registrando que foram 4446 participações nas 110 atividades oferecidas de capacitação, atualização, aperfeiçoamento e acompanhamento, isto é, Formação Continuada!
E o ano está só começando...